Início | Cursos in Company| Cursos a Distância | Matérias e Artigos | Testes| Contato

Venda Mais e Melhor no Natal

Dicas para o vendedor antes de iniciar o processo de venda:            

  1. Verifique a posição do estoque antes de iniciar a vender. A falta de conhecimento da posição do estoque prejudica o processo de venda Ex. O vendedor diz que tem tal produto e depois diz que se enganou passando imagem negativa, perdendo tempo e irritando o cliente.  Outras vezes, o vendedor fica impedido de fazer uma venda alternativa porque não conhece os produtos do estoque.
  2. Verifique se há produtos novos e a tabela de preços todos os dias.
  3. Arrume os produtos da loja no seu posto de trabalho.
  4. Memorize a localização dos produtos.
  5. Verifique e tente memorizar os produtos que estão na vitrine.

 Dicas para o vendedor durante o processo de venda:

  •  Observe, atentamente, todos que entram no estabelecimento comercial.
  • Aborde o cliente dizendo bom dia, boa tarde ou boa noite. Se o cliente ficar parado olhando um produto, aborde-o pelo produto fazendo uma pergunta aberta. Ex. Que tipo de saia a senhora gostaria de ver? As perguntas abertas são importantes porque fazem o cliente falar dando oportunidade ao vendedor de identificar suas necessidades, desejos e possibilidades financeiras.
  • Tenha sempre em mente um produto alternativo para oferecer.
  • Cumprimente dois clientes se estes chegarem juntos. Se um deles falar primeiro atenda-o sem jamais esquecer de dizer ao outro que irá atendê-lo o mais rápido possível.
  • Dirija-se para o cliente que ficou esperando e faça-lhes perguntas abertas enquanto o outro estiver olhando os produtos. O vendedor precisa ser muito objetivo, ter raciocínio muito rápido e uma excelente capacidade de observação, principalmente, no período de vendas natalinas.
  • Preste bem atenção ao que o cliente fala. Jamais o interrompa. O vendedor precisa identificar os motivos de compra do cliente para lhe oferecer aqueles que satisfação os seus desejos e necessidades.
  • Procure conhecer tudo sobre o produto para fazer uma argumentação eficaz. Existem as características próprias do produto ou intrínsecas e características extrínsecas como: garantia, forma de pagamento etc.
  • Procure conhecer bem as normas e regulamentos da empresa. O empregado temporário precisa ser próativo e solicitar à gerência esclarecimentos sobre as normas e regulamentos e orientação sobre os produtos.
  • Feche a venda ao primeiro sinal de compra do cliente. Muitas vendas são perdidas por vergonha do vendedor de fechá-la. Ex. Se um cliente diz: posso usar este vestido no Natal. – O vendedor, imediatamente, fala: Nós aceitamos cartão de crédito, cheque pré-datado.

UMA DICA GERAL

Todos os empregados de uma empresa VENDEM algo muito precioso que é responsável pela formação e fidelização da clientela. Esta preciosidade chama-se IMAGEM ORGANIZACIONAL. Portanto, não desgaste a imagem que foi formada durante a venda quando o cliente voltar para fazer a troca de algum produto.

 
© Copyright 2007. All Rights Reserved. Contato: branca@brancasampaio.pro.br (21) 2265-3084 / 7635-9038