Início | Cursos in Company| Matérias e Artigos |Tetes| Contato

Qualidade de vida - Relação entre pais e filhos melhora quando o lar está em equilíbrio

 

Instituto de Desenvolvimento de Potencial Humano, setembro/2003)

 

A qualidade de vida das pessoas está intimamente relacionada à maneira como se sentem ao executar uma tarefa seja na família, no trabalho ou nos demais grupos sociais. Deve ser observado também o que sentimos quando deixamos de fazer algo que julgamos importante e que desejamos fazer.

 

É o caso de mães e pais que trabalham fora e que nutrem um destrutivo sentimento de culpa por não terem tempo suficiente para dedicarem aos seus filhos. Neste caso, deve ser considerada a ``subjetividade'' do tempo. É relevante que o tempo dedicado seja de qualidade. Que o papai ou a mamãe possa dar atenção total durante 30 ou 60 minutos diários.

 

Que estejam presentes e se sentindo bem ao conversar, brincar ou orientar seus filhos. Que se desliguem do trabalho, de outros afazeres domésticos e das contas. Desta forma tal tempo pode significar duas, três ou quatro horas pois o tempo subjetivo é comandado pela nossa afetividade e não pelo tempo cronológico marcado pelo relógio. Há pessoas que podem passar o dia inteiro com seus filhos mas se estiverem tensas, irritadas ou preocupadas, na verdade, não lhes dedicaram tempo algum.

 

A qualidade de vida nas organizações depende também do ambiente de trabalho pois pessoas felizes e alegres tendem a ter um desempenho melhor e contribuir efetivamente para que a empresa atinja as suas metas. Um ambiente em que reinam fofocas, medo, competição, ciúmes é maléfico para as pessoas/profissionais e para as organizações. Além de influenciar negativamente sobre o desempenho pode causar estresse e, até mesmo, perda de talentos.

 

Os gerentes/líderes devem manter diálogo contínuo e claro com seus colaboradores, fazer com que cada um saiba exatamente o que a empresa espera deles, orientar, incentivar, treinar, delegar sem abandonar, dar ordens e cobrar. Gerentes com comportamento instável deixam suas equipes inseguras pois nunca sabem ``em que terreno estão pisando''.

 

 
© Copyright 2007. All Rights Reserved. Contato: branca@brancasampaio.pro.br (21) 2265-3084 / 7635-9038