Início | Cursos in Company| Matérias e Artigos | Teste| Contato

O Processo Sucessório Empresarial e a Liderança 

Os fundadores de uma organização são responsáveis pelo seu padrão de liderança e, conseqüentemente, por sua cultura.

 

A experiência mostra que muitos destes empresários no Brasil investem na educação de seus filhos ou alguém da sua confiança para que no futuro sejam seus sucessores no comando de seus negócios. Contudo, os filhos ao saírem da Universidade, na maioria das vezes, discordam e criticam o desempenho dos seus pais no comando de sua empresa. Isto pode acontecer mesmo se o empreendimento estiver sendo rentável.

 

A questão não consiste em dizer que os fundadores de uma empresa estão certos ou errados, mas tentar respeitar e conhecer a cultura organizacional e qual o tipo de liderança predominante na empresa, antes de planejar e implantar alguma mudança.

 

O sucessor deverá passar por todas as áreas ou sub sistemas da empresa e, em conversas informais com os empregados mais antigos diagnosticar os aspectos culturais que não estão escritos como: crenças, valores, costumes, estratégias de decisão, dentre outros. Tais aspectos, se desrespeitados, podem provocar conflitos sérios e, até mesmo, desestruturação organizacional. É muito mais fácil abrir uma empresa e ter sucesso com a abordagem de liderança escolhida por seu fundador ou fundadores, do que suceder alguém que exercia a liderança e que determinou a cultura em um empreendimento já existente.

 

Para a abertura do próprio negócio, os seus futuros fundadores e líderes, em primeiro lugar, precisam buscar o auto conhecimento e tentar identificar seu potencial de liderança, trabalhar os pontos mais fracos  e escolher a teoria de liderança mais adequada aos seus níveis de desenvolvimento, naquele momento, e ao seu tipo de empreendimento.

 

Este cuidado também é uma medida preventiva em relação a possíveis desentendimentos entre sócios com reflexos na qualidade de vida dos mesmos, no clima organizacional e nos resultados da empresa.

Autora: Branca Maria Sampaio – 20/07/2007

 

 

 

 
© Copyright 2007. All Rights Reserved. Contato: branca@brancasampaio.pro.br (21) 2265-3084 / 7635-9038