Início | Cursos in Company| Matérias e Artigos | Testes| Contato
 

O seu dia Vale Ouro (Revista Criativa)

Publicado na Revista Criativa, Abril/ 2000

 

O que você acha de ter mais tempo para descansar, namorar, ler um livro ou simplesmente ficar com a família e os amigos? 

 

Engana-se quem respondeu que isto é impossível. Tema de debates em toda parte, a administração do tempo no trabalho vem ganhando espaço e se impõe como prática perfeitamente viável, que dá ao profissional mais tempo livre e vida mais tranqüila.

 

 Papel e Caneta. “O tempo é a matéria-prima da vida. Administrá-lo é, portanto, uma questão de sobrevivência” diz o consultor de empresas especializado no assunto Robert Abraham. A pedagoga empresarial Branca Maria Sampaio acrescenta: quem realiza suas atividades profissionais sem sair do horário de expediente é mais feliz e motivado. “Essas pessoas restabelecem melhor suas energias e acabam sendo mais eficazes” afirma. Robert Abraham considera que a administração do tempo começa com papel e caneta. “Esqueça todos aqueles acessórios eletrônicos que prometem agilizar seu dia. Uma agenda, apenas, é capaz de aumentar em 25% seu desempenho no trabalho” diz o consultor.

 

Então, o primeiro passo é fazer uma lista com tudo que você tem para fazer no dia seguinte. Abraham sugere o período da noite, especialmente antes de dormir para fazer isso. “O bem estar da manhã começa com uma noite bem dormida hoje”, diz. “E nada melhor que ir deitar sem preocupações”.

 

 Auto-conhecimento. Em seguida, defina as atividades mais importantes identifique-as com números ou letras. Depois, estabeleça horários para realizar cada uma das tarefas, lembrando de deixar um período de folga entre elas. 

 

 “Existe uma íntima relação entre o uso do tempo e nossa qualidade de vida”, explica Branca Maria Sampaio. “Muitas pessoas imaginam que só estarão sendo produtivas trabalhando. Se tenho pouco tempo para ficar com minha família, meus amigos, enfim, pouco tempo para ter prazer, onde fica a qualidade de vida?”, pergunta. A especialista lembra que é precioso descobrir onde desperdiçamos nosso tempo. “E um trabalho de auto-conhecimento”, avalia. “A administração do tempo é simples, mas produz uma sensível melhora em nossa rotina”. 

 

 

 
© Copyright 2007. All Rights Reserved. Contato: branca@brancasampaio.pro.br (21) 2265-3084 / 7635-9038