Início | Cursos in Company| Matérias e Artigos | Testes| Contato

Estabeleça as metas da sua vida e alcance o sucesso

Publicado no Site UOL BEMZEN, 2002


A administração eficaz do tempo começa pela organização da nossa própria vida. Para isso, é preciso adquirir o hábito de estabelecer metas específicas e atingi-las. Inicia-se então o processo, traçando metas simples, facilmente alcançáveis, e estabelecendo-as de forma metódica e trabalhando até que esteja acostumado a esta forma de agir.

Poucas são as pessoas que param para refletir sobre o assunto, pois traçar metas de vida significa assumir compromisso consigo mesmo e muitos fogem desta responsabilidade.

Quem passou por um processo seletivo de ter ouvido a pergunta: O que você pretende fazer a curto, médio e longo prazos? Quem está em busca de oportunidade de emprego deve ler com atenção as colocações feitas neste artigo e deduzir a importância de tal pergunta para seu aproveitamento pela empresa.

Uma desculpa freqüente para não traçar metas de vida é: "tudo muda tanto e tão rapidamente que não adianta traçar objetivos de vida" Tal pensamento é decorrente da idéia de que ao planejar a minha vida terei que seguir tudo rigidamente como se fosse o "carrasco" de mim mesmo. É importante reafirmar que a principal característica de um planejamento eficaz é a flexibilidade. Estabelecer metas é estabelecer um direção que deve ser sempre revista e adaptada.

As causas da dificuldade de estabelecer metas podem ser muitas e de várias origens como:

1 - Conceber o tempo como mistério é uma forma de evitar problemas permitindo maior atenção às tarefas imediatas sem uma perspectiva a médio e longo prazos. Esta concepção faz com que as pessoas considerem impossível lidar com o tempo. Acreditam que o futuro é determinado pelo destino ou pela vontade de um ente superior. Tal atitude é desastrosa tanto para vida pessoal como para a profissional. É a passividade em lugar da proatividade gerando ansiedade e sentimento de culpa.

2 - Medo de desagradar os outros causado pelo desperdiçador de tempo/vida dificuldade de dizer não.

3 - Medo do fracasso causado por insegurança ou pelo pessimismo crônico. Costumam dividir o mundo em "pessoas que têm sorte e pessoas que têm azar".

3 - Medo do sucesso. Há quem diga: se eu conseguir fazer sucesso, vou ficar uma pessoa autoritária, prepotente, me distanciar dos amigos e da família. Tais pessoas precisam urgentemente deixar de se preocupar com tais aspectos e verificar se usam a humildade, a bondade como máscaras para disfarçar suas tendências. Esconder de si mesmo tais tendências pode sabotar o seu SUCESSO. Busque o auto conhecimento o mais rápido possível. Por outro lado, precisa conceber que o sucesso irá fatalmente mudar o seu relacionamento com amigos e parentes, pois passará a fazer parte de um outro ciclo social. Entretanto os laços afetivos continuam e é preciso pensar em estratégias que viabilizem a sua manutenção.

4 - Escolher uma meta significa rejeitar outra. Isto requer uma tomada de decisão e um posicionameto diante da vida.

5 - Ocupar-se com detalhes superficiais da vida para não ter que traçar metas e objetivos.

Comece logo o processo de mudança fazendo a seguinte reflexão:

1 - Eu já parei para pensar sobre as metas da minha vida?

2 - Se a resposta for não, perguntar-se: Quais as causas que me impediram de fazer até hoje?

3 - Quais são as metas da minha vida?

4 - Quais são as minhas metas para os próximos 3 anos?

5 - Qual a importância de cada meta?

6 - Quais são as 3 metas mais importantes?

7 - Será que já estou fazendo alguma coisa para atingí-las?

 

 
© Copyright 2007. All Rights Reserved. Contato: branca@brancasampaio.pro.br (21) 2265-3084 / 7635-9038