Início | Cursos in Company| Matérias e Artigos | Testes| Contato
 

A DESORGANIZAÇÃO PESSOAL E A PERDA DE TEMPO, DINHEIRO E QUALIDADE DE VIDA. 

Publicado no Site UOL / Bemzen 2001

 

É incrível que a desorganização pessoal, causadora de tantas PERDAS, seja encarada por algumas pessoas de forma tão tolerante. As frases tipo, “Minhas gavetas e mesa estão sempre cheias de papel” “Quando preciso nunca encontro o que quero, evidenciam que algumas pessoas sabem que são desorganizadas mas que jamais pararam para pensar seriamente nas conseqüência de tal atitude.

 

 A desorganização pessoal pode ser provocada por falta de auto disciplina, pelo hábito de “empurrar com a barriga” compromissos ou trabalhos a serem executados, pelo preconceito de que planejar é perda de tempo ou que o planejamento é algo que aprisiona as pessoas, pela falta de estabelecimento de prioridades, por se deterem em detalhes irrelevantes ao invés dos relevantes ao fazerem algum trabalho, pela centralização de autoridade, por querer agradar a todo mundo e daí ficar assoberbada de trabalho, por querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo e, conseqüentemente, não terminar nenhuma e, até mesmo, por conflitos interiores refletidos no exterior.

 

Vamos pensar:

 

Quantas oportunidades de negócio são perdidas porque não encontramos um documento em tempo hábil?

 

Quantas multas são pagas porque devido à desorganização não encontramos a lâmina de pagamento ou esquecemos de agendá-lo?

 

Quantos prazos não foram cumpridos criando problemas de relacionamento inter pessoal e, em caso de pessoa jurídica, Insatisfação do cliente e formação de imagem negativa da empresa?

 

QUANTA ENERGIA GASTAMOS COM PREOCUPAÇÕES, ABORRECIMENTOS E ANSIEDADE?

 

SERÁ QUE ISTO TUDO NÃO INTERFERE NA NOSSA QUALIDADE DE VIDA E NA DAQUELES QUE DEPENDEM DE NÓS SEJA NA EMPRESA OU NA FAMÍLIA?

 

Como podem notar o assunto é muito mais complexo do que parece. Portanto, sugerimos que sigam as seguintes DICAS:

 

- Tenha sobre a sua mesa de trabalho somente os papéis ou pastas que irá utilizar;

- Jogue fora ou encaminhe todos os papéis desnecessários e arquive em pastas com etiqueta e em ordem alfabética os documentos de uso freqüentes e em pastas envelope os papéis ou documentos de uso não freqüente escrevendo nas mesmas  a relação do seu conteúdo;

- Planeje como irá se organizar. Jamais tente fazer tudo em um só dia, pois irá deixar para trás as prioridades daquele dia;

 - Estabeleça as prioridades da sua vida pessoal e profissional. Para estabelecê-las utilize os critérios da URGÊNCIA  e da IMPORTÂNCIA  Exemplo: Prioridade A1 é a primeira mais urgente e mais importante - PA1. Prioridade A2 é a segunda mais urgente e mais importante - PA2. Prioridade A3 é a terceira mais urgente e mais importante. Ainda temos as prioridades a, e b que futuramente podem se transformar em um PA1 ou PA2 ou PA3;

 - Faça as atividades de rotina ao final da tarde. Contudo, lembre-se que há atividades que você faz todos os dia e que são prioridades. ATENÇÃO!

 - Aprenda a dizer não de forma profissional. Responda a quem lhe solicitar alguma ajuda que está fazendo uma prioridade para empresa e que poderá cooperar se sobrar algum tempo;

 - No trabalho, a prioridade não é o que gostamos de fazer, mas o que é importante e urgente para a organização;

 - Adquira o hábito de conversar com as pessoas com quem convive sobre as prioridades da família;

 - Se pode contar com alguém amadurecido e competente DELEGUE. Isto vale para o grupo social da família, do trabalho ou outro qualquer. Fique bastante atento à centralização de autoridade, pois ela leva a desorganização pessoal,  a administração por crise provocando perda de TEMPO, DINHEIRO e QUALIDADE de VIDA.


 

 
© Copyright 2007. All Rights Reserved. Contato: branca@brancasampaio.pro.br (21) 2265-3084 / 7635-9038