Início | Cursos in Company| Matérias e Artigos |Testes| Contato

Qualidade de Vida - Como avaliar a sua rotina de trabalho

Dialdata - Internet Bussiness Solutions ( Catho- 2002)

 

por Cristina Balerine 

Racionalize seu tempo

Administrar o tempo é a melhor saída. Em primeiro lugar você precisa saber em que momento suas preciosas horas estão sendo desperdiçadas. Para a consultora Branca Maria Sampaio, que realiza palestras e treinamentos em empresas sobre controle do stress e administração do tempo, as causas podem ser muitas: perfeccionismo, dificuldade de dizer não, falta de planejamento e objetivo, dificuldade de delegar e administração por crise, quando só se consegue apagar incêndios. Calma! É perfeitamente natural que você se encaixe em alguma delas. Nosso objetivo é exatamente tentar lhe mostrar soluções.

Branca explica que as pessoas concebem o tempo de diversas formas: como amo e senhor, na qual ele dita as regras; como mistério, atuando como um desconhecido difícil de lidar; como inimigo, precisando ser derrotado, e como escravo. Nesse último caso, você é um candidato em potencial ao stress, pois se preocupa em controlar o tempo em detrimento da criatividade, canalizando as energias para o depois. Qual o resultado? Tem constantemente a impressão de que não cumpriu seu dever.

Estabeleça prioridades e metas

"Administrar o tempo é obedecer prioridades, estabelecer o que é mais importante e mais urgente para a empresa e para a vida pessoal. E não esquecer de contar também com os imprevistos, o lazer e a boa alimentação", explica Branca. Mas, cuidado! A mudança de hábito deve ocorrer gradativamente, evitando decepções, pois na ânsia de obter resultados positivos, você pode não conseguir planejar e desenvolver suas atividades de forma correta. Por exemplo, não se preparando para os imprevistos que certamente ocorrerão. Calmaria total não existe. Mas você pode ter um ambiente de trabalho com pessoas calmas e com energia para resolver problemas. 

 

 

 
© Copyright 2007. All Rights Reserved. Contato: branca@brancasampaio.pro.br (21) 2265-3084 / 7635-9038