Início | Cursos in Company| Matérias e Artigos | Testes| Contato

MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

Viva a MOTIVAÇÃO!

Mola propulsora da nossa vida.

Fonte interior de onde jorra a água cristalina da FELICIDADE.

Razão do brilho dos nossos olhos.

Origem dos nossos SONHOS.

Motivo de Ação.

 

Publicado no site site UOL/BENZEN.

 

Podemos afirmar que a longevidade tem, entre a suas principais causas, o entusiasmo pela vida que é filho da motivação. Por outro lado, se considerarmos a subjetividade do tempo, uma pessoa motivada pode viver em um dia, uma semana ou em um mês, anos incalculáveis. Enquanto outros passam a vida inteira  amargurados e sem nenhum entusiasmo. Perguntamos: Quem viveu mais?

Para libertarmos o poder interior da motivação precisamos limpar  os nossos corações de mágoas, ódios, ressentimentos e sentimentos de inferioridade sem, contudo deixarmos de investigar as causas. Precisamos aprender a perdoar, pois, sem sombra de dúvida, seremos os mais beneficiados com tal atitude quer do ponto de vista racional, psicológico ou espiritual. Libertemo-nos da vaidade e do orgulho que nos impedem de “pedir e agradecer, de cair e levantar, de começar e recomeçar”.

Os pais executivos e cônjuges precisam ouvir seus filhos, colaboradores e parceiros. Desta forma, estão lançando mão da mais eficaz estratégia motivacional. As pessoas são diferentes e têm motivações diferentes, então é necessário identificá-las. 

 

Um empresário pode investir uma quantia elevada para incentivar seus empregados, mas se não ouvi-los só alcançará 20% de satisfação. Contudo, se ouvi-los esta proporção poderá se inverter para 80% de satisfação dos colaboradores. É importante que haja transparência na comunicação, explicando sempre o que poderá atender ou não.

 

Experimentamos resultados surpreendentes ao fazermos este levantamento como: Um colaborador disse: “Quero que a empresa proíba de me chamarem pelo apelido de vovô. Isto acaba o meu dia”.

Outro falou: “Eu gostaria de me profissionalizar passando por todos os setores da empresa para ver em qual deles poderia ser mais útil. Tenho 35 anos de idade e continuo como Office Boy”.

 

Um fato interessante pode elucidar melhor a importância da identificação das motivações. Recursos Humanos de um hotel quatro estrelas pediram um ferro a vapor alegando que isto evitaria que estragassem as roupas finas dos hóspedes. Bem, tiveram o pedido atendido pelo gerente.

Ao terminar o trabalho de levantamento de necessidades prometemos que voltaríamos para visitá-las.

 

Daí a algum tempo voltamos ao hotel. Para surpresa nossa, levantaram o ferro a vapor, ainda embalado e disseram: - Está novinho! Nem tiramos da caixa!

 

- Incrível! Estampavam no rosto o sorriso e o brilho dos olhos de quem foi ouvido, atendido e reconhecido. Aquele ferro a vapor simbolizava o seu VALOR para a empresa. 

 

Pais que lutam para a realização de suas motivações são um EXEMPLO DE VIDA para os filhos. Eles mais cedo ou mais tarde irão compreendê-los e admirá-los. Em contrapartida tais pais respeitam sempre as motivações dos seus filhos, orienta-os e incentiva-os. Dificilmente tais jovens trilharão o caminho destrutivo dos vícios e das drogas. 

 

Enfim, A MOTIVAÇÃO é a energia DIVINA dentro de nós. A maior responsável, tanto nas pessoas como nas organizações, pela QUALIDADE DE VIDA.

 
© Copyright 2007. All Rights Reserved. Contato: branca@brancasampaio.pro.br (21) 2265-3084 / 7635-9038